Iniciamos nosso estudo de hoje, valorizando a organização que já existe no espaço da Creche.
Cada um, foi convidado a falar sobre o que EXISTE NOS ESPAÇOS QUE FAVOREÇA O DESENVOLVIMENTO DAS POTENCIALIDADES, poderia ser uma coisa abstrata ou concreta.Assim apresentamos as "Orientações para organização da sala na Educação infantil: ambiente para a criança criar, mexer, interagir e aprender" e "Orientações para professores de pré-escola I e II - Caderno de atividades".
Revisitamos brevemente nosso PPP, a fim de relacionar o estudo às ações que norteiam nossa prática, nossas metas e nossa concepção de infância. Todos refletiram e se posicionaram. Os materiais foram lidos e discutidos por todos, trazendo muitas situações rotineiras para a reflexão do tema em questão.
Os Professores e Agentes Auxiliares tiveram a oportunidade de expressar quais aspectos dos temas abordados nos documentos mereciam maior atenção.O que poderia ser mudado, ser adaptado à realidade já existente, a fim de oferecer experiências enriquecedoras para as crianças e o que permaneceria por estar de acordo com as Orientações e fazer parte do nosso PPP, de forma a potencializar as interações e aprendizagens
O espaço externo foi um ponto destacado pela maioria, pensamos então em como redimensionar as ações nesse ambiente.
E ainda aproveitaram para experimentar como seria a interação dos alunos com a nova organização do espaço!
À medida que íamos reorganizando o espaço, os objetivos a serem desenvolvidos com cada novo objeto trazido, iam delineando as futuras ações.
E felizes , cheios de novas idéias para tornar nosso espaço um ambiente que desenvolva autonomia, criatividade, interações significativas adulto-criança e criança-criança,entre outros, terminamos com um lanche bem gostoso para repor as energias, prontos para novos desafios.