O educador precisa pensar em como ampliar as possibilidades de ação no campo da
música na educação infantil, porque representa uma linguagem ligada à emoção de um jeito único e sabemos que o que criança vive de forma prazerosa e significativa tem grande valor para ela.
Nossa Diretora Adjunta com seu violão cantando Vinicius de Moraes, foi uma dessas vivências que deixaram as turma encantadas e motivadas para todas as experiências vividas a partir desse momento.![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8RlqzsMEVC7NF4cRqjsGWlJGOvB29vklrZvXIeDpAYN2_6LBuH9NWzEwudCalltWKPViXvh7sV-JUOF_4c9X_xzDhCANdVNQ8DxKr7uhhC6OPp3OLCM0-Y6hJVDysjCZ9JWVcnZS-41w/s320/DSCN3427.JPG)
Um vídeo antigo...A arca de Noé, nossa homenagem ao Grande poeta Vinícius.
A arca tem os animaizinhos que aprenderam a imitar, a fazer seus sons e muitos outros...
Através da linguagem musical, é possível sensibilizar e ensinar a criança a apreciar o belo, a reconhecer as várias possibilidades de produzir sons e torna-la curiosa para explorar o universo sonoro que a cerca.
.....Poesia interativa feita com os alunos.
Ao imaginar as
possibilidades de representar os sons, permite-se o exercício da observação,
criatividade, proporcionando um processo educativo musical que não se limita à
imitação.![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgrJc3Dvw5IaJiffYO-SUAUE_ZSA6BRVxCZpYF1pO3Suqu9gx_mPISY0tJv7RDlIINGWYMMbkqAY6j48uYky2ijknIrepYummXv-54t8BL9-Yg9PoNiwPBJz8ETjJiBoOWkqJW3rQHYxOc/s320/DSCN3829.JPG)
Nossa criança vivenciou a música em sua vida
para aprender a pensar e sentir os sons, a desenvolver o sentimento e a
sensibilidade musical. Além de perceberem materiais diferentes, formatos dos instrumentos.![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhHQmAbyOt5IJksnN-1Gm-cf98n2N4_41_UjZdbCc5xOVB8cRW4zGPf2ngxF5FOZZk5EB0tnN-u9Og_X6UqAgQdY3ZPV0L4wlJwU46ktfanx-MHhc6xtS1fRAcjcElQ4lLg2JDQnqfA8LE/s320/DSCN3649.JPG)
Assim, é preciso instrumentalizá-los para melhor conhecer as possibilidades que
o campo da musicalidade proporciona através de um trabalho pedagógico
significativo, interessante e criativo para crianças e adultos.![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEilOTmUn2F0lDBPwEmfs-E1aCx_85Wrx98Ms0j4sE8g_3gyqq0Bs30BPGrRJ2vb9UtctLcViO2ouogc3ikHsXR4esDFr7FjBYf7fidYx7sDurCoshzaYhuc1mEy8yD8-kiGZCFGuKUdEWg/s320/DSCN3697.JPG)
A confecção de nossa bandinha também proporcionou às crianças conhecer,selecionar, manusear, classificar diferentes texturas, cores e formatos, além é claro de desenvolver a importância do reaproveitamento de materiais, nosso projeto de Cultura ambiental sendo vivenciado pelas crianças de modo significativo e criativo.![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjy4nJaTS_xWoNF0c436omZCVkSmCpl26-MEcXZpSqT8X9bfJozHVrwa9QnZT5VWamHVWHzS0Bm-axkK7qjTdkt_eIY5oq3nrqsp0Irh2caOcWLWwpRWRs1UJLW_lGnQ8ATMrWGEO6f3kc/s320/DSCN3452.JPG)
No mundo globalizado de hoje, educadores devem estar atentos, pois a voracidade do mercado de mídia centra seu foco sobre as crianças pequenas, entendidas como consumidoras em potencial ou indutoras de consumo por parte dos adultos.
Conforme Brito(2003,pag.35), “ o mais
importante é permitir e estimular a pesquisa para produzir sons em vez de
ensinar um modo único”.![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjVmNJ5svRvUWHzJ0AZUFcAhdJpLKDuRON8JvsO_jhdWJiEzKe0hcMlD5cbwwmjLrKgBxOlh_6GoF8YSvYQ5IlPFSJddjhoMMKcVE0D_WBd9WF-KX_M3roODMj1HiVpR7pkS8zCa4AguwI/s320/DSCN3655.JPG)
Vale lembrar que ao se
discutir gêneros musicais, que somente haverá qualidade no ensino e na Educação
Brasileira, quando for possível colocar
abertamente as diferentes culturas que convivem em uma escola, sendo elas
consideradas legítimas ou não, e compreender suas lógicas, construindo
significados compartilhados, ou seja, instituindo novos processos culturais, a
partir das diferenças, uma escola que seja plural, mas não excludente.![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgBohP7VSxO3auWXW1nJ-IrCbYRUB3iTbjosmRgGmcP9aMaDNwVUFXbVEN60mr9imXyU3zxSpbwrHbihc1v4lfxk6UXPyb5lEubQ9LxVXF_brIDNK4RduKSujBczCXZ-x82WvJDGCxnv64/s320/DSCN3672.JPG)
As crianças se apresentaram com a bandinha confeccionada no projeto de Cultura ambiental e conversamos sobre os benefícios da música e como esta, ativa diversas funções do cérebro, ao mesmo tempo, como por exemplo, quando a criança se movimenta ao som de ritmos, batendo os pés e mãos, ativando o Córtex pré-frontal, responsável pelos movimentos e o Córtex auditivo responsável pela percepção e análise dos tons,sons e padrões produzidos pela música, que serão importantes para a consciência fonética, a Amígdala cerebral, responsável pelas reações emocionais à música, que fazem com que essa experiência se torne significativa para as crianças.
Nossa PEI Andréia falou com propriedade sobre a importância das Orientações Curriculares para o estudo e prática do professor.![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjzxfdGN09mFHQayZxTQri2nSxefutNQupSXiTOmehRO1g4OOtOAP4KZKNExIgNuXgcfXqMd5KrkC2OlSknN-MiYu_Hfp6hvXJPkt5Z-2ZFEYtTntvUPH6rzmfj4-zqzz2TpihVT-NCqr0/s320/DSCN3878.JPG)
A mãe da aluna Rafaelly da Paz participou do programa, falando sobre a importância do trabalho desenvolvido pela creche, para o desenvolvimento integral de sua filha.
É nesse espírito que estamos, em
trabalhar a música, contextualizando-a no trabalho sócio-pedagógico.