O computador passou a fazer parte do dia a dia de muitas crianças, ele favorece o conhecimento e a representação da realidade e o intercâmbio de informações, assim ao desenvolver o tema sobre meios de comunicação, a PEI Viviane turma EI 20, utilizou seu note book para atrair a atenção das crianças e mostrar como estes podem ser usados para se comunicarem. "O computador amplia o tempo e o espaço da sala de aula, é uma nova ferramenta que atrai a atenção e interesse das crianças."
O JORNAL
O INTERFONE
Nosso EDI tem dois andares, usamos normalmente interfones para recados e comunicados. As crianças também aprenderam a utilizar este meio de comunicação, aqui dando um recado para a Professora Articuladora!
A CÂMERA
A turma M1 gravou vídeos no celular do Tio André, mandando recadinhos carinhosos para mamãe e conhecendo mais uma função das novas tecnologias.
A TELEVISÃO
A TV foi trabalhada como um processo incentivador do senso crítico, pesquisamos os desenhos que mais gostavam e conversamos sobre os personagens
O uso do controle remoto, também é uma ferramenta que possibilita a autonomia das crianças, aqui escrevendo os canais em que passam os desenhos preferidos deles.
Registramos através de desenho e colagens, o que as crianças iam falando.
O COMPUTADOR
A turma M2 que já conhece as letras do seu nome, aprendeu a usar o teclado do computador, descobrir as posições das letras e escreveram seu nome.
O telefone hoje em dia, é um dos meios de comunicação mais usados e com seus novos aplicativos, torna-se um grande atrativo para as crianças ainda bem pequenas. Nesta experiência, confeccionamos o celular, para que as crianças percebessem os símbolos presentes e usamos em situações cotidianas : conversaram com médicos, professora, foram "mães e pais" e com os bonecos, protagonizaram cenas da vida real.
A turma EI 20, montou seu celular, com nomes, imagens e números, conhecendo a função social deles.
Perceber a função desse "novo aparelho de telefone", com internet, jogos, fotos, músicas, trouxe muitos assuntos para a roda de conversa, hoje em dia celular, não é apenas para conversar, e a escola precisa se preparar para isso.
OS SUPER HERÓIS
Quando pensamos em mídias e sua relação com as crianças, sabemos a grande influência que elas representam para a vida de todos nós. Hoje a criança escolhe o que gosta de ver na TV, na TV à cabo, DVDs. Os desenhos e filmes dialogam com as nossas crianças, em seus sonhos, fantasias e brincadeiras. Pensar nesses valores, nos fez realizar um trabalho com os Super-Heróis. Ser Super herói traduz onipotência, autonomia, poder, coragem. Novos saberes desta nova geração. Os nossos heróis mirins tinham a missão de resolver um problema na creche: ajudar aos amiguinhos que não gostavam de se alimentar. visitaram a turma EI 30 e deram seu recado! Para ser Super, tem que comer tudinho, para ficar fortão!!!!
A INTERNET
O uso de mídias, é também uma nova forma de brincar, clicar, arrastar, tocar, um mundo imaginário enriquecido pelo mundo real.