"PROJETO PEDAGÓGICO ANUAL : A CRIANÇA E A CULTURA"
Acompanhando
a história das civilizações observamos o desejo do homem de se comunicar por
imagens. O prazer estético, ou seja, a capacidade do homem em sentir prazer com
o belo é uma busca incessante. Na concretização do desejo de experienciar
esteticamente o mundo, descobrimos as múltiplas maneiras de sua realização nas
diferentes formas de linguagens e percepções. O universo das artes visuais é um
campo particular de conhecimento e o processo de fazer ou apreciar o produto
artístico propicia uma experiência subjetiva de conhecimento de mundo, uma vez que
“nas marcas do visível, é possível ver
os efeitos das opções culturais” (Meira, 1999, p.130).
Nosso subprojeto do mês de Maio, teve como objetivo proporcionar às crianças experiências visuais significativas, desenvolvendo o currículo de uma forma estimulante, criativa , a partir de vivências centradas no aluno.
Aqui, trabalhando alimentos que fazem parte de sua alimentação, a partir da Obra do Artista Romero Brito com a turma EI 40.
Através da combinação dos diferentes elementos constitutivos da linguagem visual: LINHAS, FORMAS,CORES,TEXTURAS,MOVIMENTO etc... encontramos uma maneira de nos comunicar e revelar nosso MODO PARTICULAR de significar o mundo.
O quadro de Di Cavalcanti As Marias Brasileiras foi o estímulo para falarmos das famílias de cada um, das mamães que trabalham enquanto eles ficam na Creche, esse contato com as obras de artes favorece a leitura de mundo, do mundo de cada um.
Desenvolvendo o tema Família, Moradia e as relações
que vivem em casa, sob o olhar das Obras de artes, ampliou as redes de significados e possibilitou às crianças conhecerem outros olhares
Quadro Favela de CÂNDIDO PORTINARI TURMA EI 30 e a Releitura da Obra de Romero Brito, foi retratada tendo como foco os tipos de moradia dos nossos alunos.
O tema foi trabalhado em diversas áreas do conhecimento tendo objetivos diferentes para cada turma..As professoras e Agentes Auxiliares usaram ainda diferentes formas de linguagem para desenvolverem os temas durante todo o mês.
Letramento e criatividade a partir da realidade dos alunos Turma EI 20Os fantoches da Família saíram da caixa mágica e o livro do Arthur mostrando as cores do seu mundo, entendendo a etnia e cores Turma EI 40
Fazendo arte com a matemática Turma EI 40
Cada casa tem seu dono e diferentes texturas.
As cores da aquarela vieram direto do livroLegendas e partes da casaRegistro da música A casa de Vinicuis de Moraes
A casa Engraçada era assim:
Retratando a Mulher Brasileira. Na releitura da Turma EI 40 trabalhamos as relações familiares sob a ótica desse grande Pintor...falando de casa, a brincadeira é coisa certa, brincamos de cabaninha...
A turma EI 20 conheceu a obra de Tarsila do Amaral e a PEI propôs a releitura da Obra O pescador, as crianças puderam vivenciar as relações da FAMÍLIA e o trabalho
O corpo na arte do Pintor Brasileiro Juarez Machado na turma EI 40
Nossa releitura fazendo Arte com o corpo..quantas possibilidades a arte nos oferece.
Estou extasiada com a beleza das fotos!!!
ResponderExcluirPude perceber o trabalho de pesquisa,o compromisso dos profissionais, o envolvimento e alegria das crianças.O resultado ficou sensacional!!! Todas as fotos merecem um poster!!!
A PA Priscila dá um verdadeiro show de compromisso e competência!
Parabéns! Parabéns! Parabéns!