A brincadeira como objeto de cultura
As crianças quando brincam, se defrontam o tempo todo com os vestígios que as gerações mais velhas deixaram. Não são os adultos que em primeiro lugar, oferecem esses ensinamentos às crianças?
Ter a família parceira do processo de ensino aprendizagem é uma forma de reafirmar isso, assim pensamos no Chá dos avós, porque sabemos que na configuração de família atual, é natural encontrarmos muitos avós que cuidam dos netos, de modo integral, sua influência evidencia-se em todos os aspectos e hoje, podemos ter certeza disso, em uma conversa gostosa e divertida, registramos suas brincadeiras de infância e vivenciamos muitas brincadeiras com as crianças.![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjKtAyA-XkIqZY_nHnnG8CwBdzp4YYxPWimI1nEM6bZBFRcefYHscQaWCXdO9qZzjBJIaGPGB3J28hq4ye8QFD7nhzVmhQwIkRInBqLKfHBls1MBI-f0zVUD73qOlcHaACqljBSUjXYQ7Yu/s200/529148_10202251727484883_317780710_n.jpg)
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Um chá compartilhado entre avós e netos reafirmou a necessidade da interação entre o que a criança vive em casa e o que aprende na escola.
O reconhecimento da infância como fase específica da vida,com suas caraterísticas e necessidades, permitiu um novo olhar para a criança e para o brincar.
Acreditamos que a brincadeira representa uma linguagem própria da criança, é por excelência a maneira como constrói seus conhecimentos a cerca de si e do mundo. A imaginação e a fantasia estão presentes nos seus modos de brincar e devem ser encarados como possibilidades de sua construção como pessoa.
Trabalhamos nesse subprojeto as brincadeiras e os brinquedos preferidos das crianças e observamos como eles criam e agem sobre os objetos, transformando-os.![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjO48-aYRuePoXrFREjuSpVeYHKos5lmxWwH3QIuy9CiVe7ILwiBvh3T442pib2d7kxLGgCe2yJ75C2Ceff112KrK1oVNCW1883rZ8c0XCjoYTnOz_QC8jEEO2M1dxznfBG27ZY9nrFFFHP/s320/DSCN6963.JPG)
Pedimos que trouxessem de casa seus brinquedos preferidos, respeitando também suas vivências, escolhas e observando a relação das crianças com os brinquedos industrializados, marca inegável dos nossos tempos, não nos cabe fingir que não existam e sim propiciar uma nova relação, pois o brincar na escola, é diferente de brincar em casa, as possibilidades de troca e interação em grupo foram maiores e percebemos novas representações, para o brinquedo.
Antes do século XIX, a produção de brinquedos não era a função de uma indústria, era sim a peça que ligava pais e filhos. Madeira, ossos, sementes, tecidos, pedras, palha e outros materiais eram usados para sua construção. Esse movimento foi perdendo força com a industrialização e muitos brinquedos sugerem a brincadeira como uma atividade em que a criança possa brincar sozinha. Assim pensamos em resgatar o processo de construção artesanal dos brinquedos, com temas distanciados daqueles ditados pela mídia, brinquedos mais antigos, propondo novas brincadeiras e o resgate de uma infância "esquecida".
FANTOCHE DE GARRAFA
MÚSICA DE REPETIÇÃO
O livro CADÊ? da minha primeira biblioteca, traz a mesma estrutura de texto, as crianças se divertem com as repetições, desenvolvem a memória numa divertida brincadeira.
Ao assumir a função lúdica e educativa, a brincadeira propicia diversão, prazer, potencializa a exploração, a criação, a imaginação e a construção do conhecimento.
O alfabetário de brinquedos e brincadeiras, aconteceu através de todas estas experiências, foi uma construção coletiva, feita de forma lúdica e prazerosa, aprendizado que ficará gravado na memória deles com certeza.
A partir da história O homem que amava caixas, as crianças demonstraram curiosidade em confeccionar brinquedos com caixas, saiu cada coisa!!!
PASSA ANEL
A primeira infância é a base para um desenvolvimento harmônico e integral, e brincar e infância andam de mãos dadas, exatamente por isso os eixos curriculares para educação infantil são o brincar, a interação e o movimento.![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiYGItWuLPf3erJ7B9srUtdOhRe_oNMxdfPEfF7hEGuwRAJX2HWb7kJyZ7Pr18x3WFCbD7Z8Wt4vY7qV9BGg92_LLyEPBK_WmOaKDxWZe-oE4Pytzrym8-hSyIWOSoQTXLy1WV9r7QOBqFs/s320/PA270601.JPG)
Foi um ótimo trabalho de toda a equipe durante o ano de 2013. Foi muito bom fazer parte deste momento e ver todo o desenvolvimento cultural de nossas crianças. Viviane - Professora da turma EI-20
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