quinta-feira, 2 de maio de 2013

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO PROCESSO EDUCATIVO

A PARTIR DA NOSSA VISITA AO MUSEU, INICIAMOS NOSSO TRABALHO SOBRE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, A TURMA EI 30 FEZ A RELEITURA DA OBRA DE MANOEL VITORINO, RETRATANDO O COTIDIANO VIVIDO NA CRECHE. AQUI A IMPORTANTE RELAÇÃO ENTRE OS INDIVÍDUOS E SEU MEIO AMBIENTE.
A TURMA EI 20  CONFECCIONOU O BUMBA MEU BOI, DRAMATIZADO POR ELES NO DIA DO PASSEIO.PROVOCANDO SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM SOBRE O NOSSO PROCESSO CULTURAL.
.A TURMA EI 40 RETRATANDO A OBRA DO CARNAVAL VISTO ATRAVÉS DE BONECOS DE ARGILA,MATEUS TODO ANIMADO TOCAVA O TAMBOR NO RITMO DO SAMBA.A CULTURA  SE CRIA E  SE RECRIA NO COTIDIANO.
OS ALUNOS MANUSEANDO O MATERIAL SOBRE AS OBRAS DO MUSEU, A CULTURA É UM PROCESSO DINÂMICO, TRANSMITIDO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO.

 OS ALUNOS REGISTRARAM SUAS IMPRESSÕES SOBRE O PASSEIO.NESSE PROCESSO DINÂMICO DE SOCIALIZAÇÃO É QUE SE APRENDE A FAZER PARTE DE UM GRUPO SOCIAL.A NECESSIDADE DE CONHECER O PASSADO NOS FAZ ENTENDER MELHOR O PRESENTE.AQUI AS TURMAS VISIONARAM O FILME: PINDORAMA, CONHECENDO DE FORMA LÚDICA, UM POUCO A NOSSA HISTÓRIA.
AS TURMAS TIVERAM A VISITA DO ÍNDIO QUE CONTOU SOBRE AS COISAS QUE GOSTAVA DE FAZER E QUE NÓS AINDA FAZEMOS HOJE.


ASSIM AS PRODUÇÕES DE CULTURA ACONTECERAM DE FORMA ESPONTÂNEA EM CARÁTER INTERDISCIPLINAR: LINGUAGEM, ARTES, MATEMÁTICA, MÚSICA, CORPO E MOVIMENTO.

A TURMA EI 40 TEVE A SURPRESA DA CAIXA MÁGICA, DE ONDE SAÍRAM HISTÓRIAS SOBRE A CULTURA DE SUA COMUNIDADE, PROCURANDO CONHECER NOSSA PRÓPRIA HISTÓRIA, PARA ENTENDER CADA UM E A TODOS, NOSSAS FORMAS DE EXPRESSÃO, ACEITANDO A DIVERSIDADE CULTURAL.
A VISITA DOS AMIGOS ESPECIAIS: INCLUSÃO E ACEITAÇÃO DAS DIFERENÇAS DENTRO DO ESPAÇO ESCOLAR.

VALORIZANDO A HISTÓRIA DE NOSSA CRECHE COMO PRODUTORA DE CULTURA, REGISTRAMOS NOSSAS FORMAS DE EXPRESSÃO.






ENTENDER QUE A ESCOLA TEM SABERES E EXPERIÊNCIAS PRÓPRIOS DESSA COMUNIDADE, É RECONHECER QUE SOMOS FRUTOS DA HERANÇA CULTURAL E QUE ESTAMOS JUNTOS CONSTRUINDO NOSSA IDENTIDADE.



ASSIM TRABALHAMOS OS CONTEÚDOS CURRICULARES SOB O ENFOQUE DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL.:
VALORIZANDO O OUTRO E SEUS SABERES.

VENDO A CRECHE COMO ESPAÇO DE MEDIAÇÃO DE CONHECIMENTOS.

CONSTRUINDO NOSSOS COMBINADOS.


TROCANDO VIVÊNCIAS NAS DRAMATIZAÇÕES SOBRE OS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA CRECHE.





ENTENDENDO QUE AQUI TODOS TEM ALGO A TROCAR, ENRIQUECENDO NOSSA CULTURA.

CONHECENDO SOBRE NOSSOS ATORES,
O PROCESSO CULTURAL VAI SENDO CONSTRUÍDO AQUI E AGORA.


 PROVOCAR NA COMUNIDADE O DESEJO DE ENTENDER NOSSAS RAÍZES


NOSSA HISTÓRIA...DEPOIMENTOS COLHIDOS DOS RESPONSÁVEIS...

REAFIRMANDO A CULTURA QUE ELES TRAZEM DE CASA.





 "
 AQUI A VISITA DE UM GRUPO DE DANÇA DA COMUNIDADE QUE FEZ "UM FUNK DA FÉ"  PARA OS ALUNOS DA  CRECHE.

A EXPOSIÇÃO SOBRE PATRIMÔNIO CULTURAL TROUXE À TONA VIVÊNCIAS DE TODOS NÓS...E REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA DE ONTEM E A DE HOJE

E OS PAIS DEIXARAM SUAS MARCAS NA HISTÓRIA DA CRECHE, 






  • JUNTOS, COM SENTIMENTOS DE SURPRESA E CURIOSIDADE, ESPERAMOS TER DESPERTADO EM TODOS A VONTADE DE CONHECER MAIS SOBRE ELES.


Nosso sonho começa agora .

Páginas