sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

A cultura midiática em nosso EDI


O computador passou a fazer parte do dia a dia de muitas crianças, ele favorece o conhecimento e a representação da realidade e o intercâmbio de informações, assim ao desenvolver o tema sobre meios de comunicação, a PEI  Viviane turma EI 20, utilizou seu note book para atrair a atenção das crianças e mostrar como estes podem ser usados para se comunicarem. "O computador amplia o tempo e o espaço da sala de aula, é uma nova ferramenta que atrai a atenção e interesse das crianças."

O JORNAL


Ao trabalharmos com o jornal, sabemos que seu uso  deve ir muito além, do que forrar as mesas para trabalho de pintura, a Professora fez um levantamento dos saberes dos alunos a cerca do jornal, percebendo letras e imagens fazendo associações, a variedade de assuntos, temas e situações, possibilitou uma variedade de reflexões desse veículo com função comunicativa.



O INTERFONE

Nosso EDI tem dois andares, usamos normalmente interfones para recados e comunicados. As crianças também aprenderam a utilizar este meio de comunicação, aqui dando um recado para a Professora Articuladora!




A CÂMERA
A turma M1 gravou vídeos no celular do Tio André, mandando recadinhos carinhosos para mamãe e conhecendo mais uma função das novas tecnologias.



 A TELEVISÃO

A TV  foi trabalhada como um processo incentivador do senso crítico, pesquisamos os desenhos que mais gostavam e conversamos sobre os personagens










O uso do controle remoto, também é uma ferramenta que possibilita a autonomia das crianças, aqui escrevendo os canais em que passam os desenhos preferidos deles.



Registramos através de desenho e colagens, o que as crianças iam falando.

O COMPUTADOR

A turma M2 que já conhece as letras do seu nome, aprendeu a usar o teclado do computador, descobrir as posições das letras e escreveram seu nome.


O telefone hoje em dia, é um dos meios de comunicação mais usados e com seus novos aplicativos, torna-se um grande atrativo para as crianças ainda bem pequenas. Nesta experiência, confeccionamos o celular, para que as crianças percebessem os símbolos presentes e usamos em situações cotidianas  : conversaram  com médicos, professora, foram "mães e pais" e com os bonecos, protagonizaram cenas da vida real.











A turma EI 20, montou seu celular, com nomes, imagens e números, conhecendo a função social deles.

Perceber a função desse "novo aparelho de telefone", com internet, jogos, fotos, músicas, trouxe muitos assuntos para a roda de conversa, hoje em dia celular, não é apenas para conversar, e a escola precisa se preparar para isso.

OS SUPER HERÓIS

Quando pensamos em mídias e sua relação com as crianças, sabemos a grande influência que elas representam para a vida de todos nós. Hoje a criança escolhe o que gosta de ver na TV, na TV à cabo, DVDs. Os desenhos e filmes dialogam com as nossas crianças, em seus sonhos, fantasias e brincadeiras. Pensar nesses valores, nos fez realizar um trabalho com os Super-Heróis.     Ser Super herói traduz onipotência, autonomia, poder, coragem. Novos saberes desta nova geração.      Os nossos heróis mirins tinham a missão de resolver um  problema na creche: ajudar aos amiguinhos que não gostavam de se alimentar.        visitaram a turma EI 30  e deram seu recado!        Para ser Super, tem que comer tudinho, para ficar fortão!!!!  

E a experiência foi tão boa, que no dia seguinte todo mundo quis ser Super Herói também.

A INTERNET
O uso de mídias, é também uma nova forma de brincar, clicar, arrastar, tocar, um mundo imaginário enriquecido pelo mundo real.
 A inclusão digital no nosso EDI vem acontecendo de muitas formas e uma delas é com o uso da Plataforma digital Educopédia, com material atraente entre games, vídeos, atividades offline, na turma M1, ensinando a usar o touch pad, no game sobre o NATAL.








A certeza de que a escola deve promover a aprendizagem através do lúdico e abrir espaço para a linguagem contemporânea, é uma forma de reafirmar a Cultura midiática, tão presente em nosso espaço-tempo.


Nosso sonho começa agora .

Páginas