Recebemos a visita Ilustre de uma aluna do curso de Daniel Azulai para pintar ao vivo uma obra de arte para as crianças .
Cabe ao educador ser mediador na busca de novas formas de
comunicação, de expressão, de construção de conhecimento no espaço escolar.
As crianças ficaram fascinadas pela experiência, totalmente atentas e participativas.
Agora foi a vez dos alunos serem os grandes artistas da nossa CRECHE, em um grande painel, usando tintas de todas as cores, fazendo misturas, criando e colocando na arte toda a sua emoção!
Na
parceria educador-educando, somos desafiados constantemente a ultrapassar as
limitações, a pesquisar novas alternativas e diferentes estratégias visando à
construção de uma prática pedagógica consciente e sensível, atenta às
particularidades de cada indivíduo, ao contexto, à história vivida e construída
a cada encontro, aceitando o desafio.
Enquanto esperavam sua vez de pintar os alunos puderam apreciar os livros com obras de artes de grandes pintores.
Transformando nosso olhar para recuperar o
encanto e o espanto de ver as possibilidades onde menos esperamos, podemos
descobrir novos ângulos e dar outros sentidos ao cotidiano escolar.
Os alunos visitaram a exposição com suas produções.
e a comunidade escolar também.
Nossos pintores foram caracterizados para casa, com certeza esse dia vai ficar na memória de todos eles.
e
A s obras dos nossos artistas confeccionadas durante o projeto: Releituras de grandes artistas tendo como tema as relações familiares, moradia e as relações tão delicadas entre nosso universo particular e nosso mundo exterior!
Este exercício do olhar, de ver o diferente, de desvelar significados e
critérios exige um trabalho continuado, produção artística e, ao mesmo tempo,
valoriza e respeita a multiplicidade e diversidade de pontos de vista dos
modos de ver e estar no mundo. Percebemos a realidade de forma distinta porque
somos diferentes.
Nossas
emoções e conhecimentos interferem nas formas de ver e acarretam diferentes
olhares sobre a realidade.
Com
a ampliação deste universo perceptivo, podemos melhor selecionar, distinguir
qualidades, compreender criticamente e nos comunicar por imagens.
A escola se apresenta assim, como um espaço onde é possível propiciar o
convívio e o diálogo entre o acervo imagético, trazido pelos alunos de sua
experiência cotidiana, com as produções artísticas e culturais reconhecidas universalmente.
As obras de artes são as expressões mais belas dos nossos sentimentos... convicções... e Viva a Cultura!