sexta-feira, 29 de março de 2013

Aprendendo com o cinema

O cinema é uma arte capaz de falar de questões subjetivas, sociais, culturais e históricas com diversidade e originalidade, ele propicia a ampliação da visão de mundo por meio do conhecimento de outras culturas e olhares, contribuindo para a inserção do aluno no universo social e para que sua formação como cidadão seja completa e garantindo seu acesso à cultura e ao conhecimento.

A turma EI 20 e EI 30 produziram esse trabalho, a partir do filme visto, desenvolvendo o tema trabalhado este mês sobre identidade, os alunos conversaram sobre seus medos, características pessoais que precisam ser valorizadas e entendidas na escola. IDENTIDADE não é apenas trabalhar as características físicas.  


As crianças tiveram a oportunidade de continuar com o projeto de cinema na Creche, uma vez por semana as professoras trouxeram títulos passados no Data show, sempre desenvolvendo temas ligados à Identidade e Convivência. Aqui, eles viram a história de Tatê Calanquê de Bia Bedran, em uma brincadeira com o nome.
No filme sobre a história da Páscoa, as crianças visionaram uma narrativa sem diálogos, apresentados por crianças. A partir daí, foi desenvolvido em sala, de forma contextualizada, trabalhos sobre a importância do amor nas relações.
Ao invés de receberem os coelhinhos, eles presentearam os seus amigos de turma, dando sentido ao espírito da Páscoa.
Sementes para uma boa convivência: partilha e amor ao próximo!
O cinema interativo, que conversava com as crianças, foi um sucesso no dia da Páscoa.

A animação em vídeo a partir do livro: Menina bonita do laço de fita, proporcionou uma nova visão do objeto estático : livro, dando vida aos personagens da história.
Aplicando a Lei nº 10639, nossa Creche, preocupa-se com o acolhimento das diferenças, ressignificando-as    e afirmando a importância de trabalhar a cultura Afro-Brasileira.
É importante que haja atitudes formadoras de auto-estima, por isso na nossa Creche, as crianças encontram modelos que afirmam as memórias do nosso povo.
Vivenciando papéis, Família negra e Família Branca.

A discriminação muitas vezes acontece no espaço escolar. Esse tema foi estudado pelos educadores, para que se discutissem os anseios e dúvidas em relação a esse assunto e as formas de fazer essa inclusão rotineiramente.
A Inclusão foi tema de outros filmes como o Cabelo de Lele e as Tranças de Bintou e foi pemitido à criança negra, parda e mestiça. se ver representada como protagonista na vida.






Nas brincadeiras é importante fornecer modelos de etnias, para que todas as crianças se reconheçam.



Finalizando nosso tema Cinema, a Turma EI 30, protagonizou nossa primeiro curta.
A partir do filme RIO, visto no Projeto Cine Clube Brasil, os alunos conheceram a ideia de pertencimento de sua Cidade,passeando pelas paisagens do Rio de Janeiro, fizeram sua aventura....mais ainda está em fase de produção, afinal cinema  é coisa séria!!!



Esperem nossa Produção cinematográfica, vai ser sucesso garantido!

Aqui o letramento acontece...

A literatura como uma prática diária muitas vezes fornece o elemento contextualizador para desenvolver os conteúdos. A partir do livro : Circo que recebemos da Parceira com a SME e a Fundação Cenpec, as professoras, trabalharam a cultura Circense


Desenvolvendo os objetivos para as áreas de conhecimento e trabalho.

A turma EI 20 lendo o convite que receberam para uma apresentação circense na comunidade.













A roda de leitura feita com o livro Picote, criou várias possibilidades de trabalho. Aqui a PEI da turma EI 20 desenvolveu noções de esquema corporal, entre outros.
O reconto é uma importante forma de desenvolver o vocabulário, memória e organização do pensamento.



Porém o letramento não acontece somente nas atividades com histórias.
A criança precisa perceber para que serve a escrita e a leitura e ver esses momentos acontecendo diariamente.
Aqui nossa criança tem a Hora do conto, onde apresentam suas histórias preferidas para o grupo.


Além dos livros de histórias, o professor também pode criar suas próprias histórias com os alunos, a partir da vivência do grupo, desenvolvendo nos alunos a criatividade,imaginação, sequência, ampliação do vocabulário




Nossas famílias também tem seu papel nessa história, além dos projetos de leitura desenvolvidos, temos a Leiturinha da Família , onde escolhemos um tema mensal, a partir do que as crianças estejam trabalhando ou vivenciando.
Nosso Projeto Letrando a Fe´
Leitura compartilhada com a Família




Nosso sonho começa agora .

Páginas