terça-feira, 30 de julho de 2013

Produzindo cultura musical

 O educador precisa pensar em como ampliar as possibilidades de ação no campo da música na educação infantil, porque representa uma linguagem ligada à emoção de um jeito único e sabemos que o que criança vive de forma prazerosa e significativa tem grande valor para ela.




Nossa Diretora Adjunta com seu violão cantando Vinicius de Moraes, foi uma dessas vivências que deixaram  as turma encantadas e motivadas para todas as experiências vividas a partir desse momento.


Um vídeo antigo...A arca de Noé, nossa homenagem ao Grande poeta Vinícius.
A arca tem os animaizinhos que aprenderam a imitar, a fazer seus sons e muitos outros...

Através da linguagem musical, é possível sensibilizar e ensinar a criança a apreciar o belo, a reconhecer as várias possibilidades de produzir sons e torna-la curiosa para explorar o universo sonoro que a cerca. 


Brincando com a poesia e a música de Vinicius de Moraes

.....Poesia interativa feita com os alunos.





 Ao imaginar as possibilidades de representar os sons, permite-se o exercício da observação, criatividade, proporcionando um processo educativo musical que não se limita à imitação.

Trabalhamos através da linguagem musical a brincadeira com as rimas de Vinícius, desenvolvendo a percepção dos sons parecidos nas palavras.





Nossa criança  vivenciou a música em sua vida para aprender a pensar e sentir os sons, a desenvolver o sentimento e a sensibilidade musical. Além de perceberem materiais diferentes, formatos dos instrumentos.

A procura por ritmos funcionam como uma ginástica cerebral, um jeito de aprender a fazer escolhas entre várias possibilidades, a mesma forma de raciocínio lógico usado na matemática, é a procura por padrões. 


 Assim, é preciso instrumentalizá-los para melhor conhecer as possibilidades que o campo da musicalidade proporciona através de um trabalho pedagógico significativo, interessante e criativo para crianças e adultos.


A confecção de nossa bandinha também  proporcionou às crianças conhecer,selecionar, manusear, classificar diferentes texturas, cores e formatos, além é claro de desenvolver a importância do reaproveitamento de materiais, nosso projeto de Cultura ambiental sendo vivenciado pelas crianças de modo significativo e criativo.



No mundo globalizado de hoje, educadores devem estar atentos, pois a voracidade do mercado de mídia centra seu foco sobre as crianças pequenas, entendidas como consumidoras em potencial ou indutoras de consumo por parte dos adultos. 



Conforme Brito(2003,pag.35), “ o mais importante é permitir e estimular a pesquisa para produzir sons em vez de ensinar um modo único”.



Vale lembrar que ao se discutir gêneros musicais, que somente haverá qualidade no ensino e na Educação Brasileira, quando for  possível colocar abertamente as diferentes culturas que convivem em uma escola, sendo elas consideradas legítimas ou não, e compreender suas lógicas, construindo significados compartilhados, ou seja, instituindo novos processos culturais, a partir das diferenças, uma escola que seja plural, mas não excludente.

O trabalho com a canção Na loja do mestre André, desenvolvido pela turma EI 30, foi o resultado desse projeto que começou despretensiosamente e foi um lindo resultado receber o convite da TV MULTIRIO para gravar um programa sobre  NEUROCIÊNCIA  em  nossa creche.

As crianças se apresentaram com a bandinha confeccionada no projeto de Cultura ambiental e conversamos sobre os benefícios da música e como esta, ativa  diversas funções do cérebro, ao mesmo tempo, como por exemplo, quando a criança se movimenta ao som de ritmos, batendo os pés e mãos, ativando o Córtex pré-frontal, responsável pelos movimentos e o Córtex auditivo responsável pela percepção e análise dos tons,sons e padrões produzidos pela música, que serão importantes para a consciência fonética,  a Amígdala cerebral, responsável pelas reações emocionais à  música, que fazem com que essa experiência se torne significativa para as crianças.


Nossa PEI Andréia falou com propriedade sobre a importância das Orientações Curriculares para o estudo  e prática do professor.



A mãe da aluna Rafaelly da Paz participou do programa, falando sobre a importância do trabalho desenvolvido pela creche, para o desenvolvimento integral de sua filha.

É nesse espírito que estamos, em trabalhar a música, contextualizando-a no trabalho sócio-pedagógico. 

Cultura ambiental e a música

Para propiciarmos experiências enriquecedoras em comemoração ao Dia MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, primeiro pensamos no ambiente onde as crianças passam a maior parte do seu tempo. Cada sala foi tematizada com motivos que as crianças gostam e escolheram, principalmente por meio da música e das brincadeiras cantadas.

"A cultura precisa estar à serviço das características específicas e dos direitos desses seres humanos em um período em que são constituídos suas identidades de gênero, etnia, e pertencimento a um grupo social e produtor de cultura." Entendemos que as crianças também precisam aprender a escolher, para tanto apresentamos uma diversidade de possibilidades.

"Convivemos em um mundo culturalmente musical, por meio do qual interagimos, construímos e transformamos nossas aprendizagens., ela acentua a força das imagens e de certo modo nos conduz pela mão pela história que está sendo contada."( Duarte, 2002, p.48). 

Assim, trabalhamos diversos aspectos de um ambiente sadio, limpo e acolhedor, através de jogos, brincadeiras e da música.

A turma EI 40, desenvolvendo cartazes para nossa passeata pelo dia do meio ambiente.
" A VIDA É GRANDE AMIGA DA GENTE, NOS DÁ TUDO DE GRAÇA PRA VIVER...E PRA ESSE FUTURO SER FELIZ VAMOS TER QUE CUIDAR BEM DESSE PAÍS."
Ao som de TOQUINHO, os alunos plantaram a sementinha de feijão, regaram e receberam as primeiras noções de cuidados com a natureza.


A passeata em favor da  natureza!

As turma EI 30 e EI 20 confeccionaram trabalhos a partir da roda de leitura da coleção O MUNDINHO.



Perceber a importância dos elementos da natureza ,contadas através de música
Da chuva...água

Da terra..sementes...fazendo nosso Boneco Ecológico, com alpiste.

 


Dos animais...
Cantando e brincando com a música Borboletinha

O trabalho desenvolvido pela linguagem musical é de vital importância para as crianças, pois é também pela música que elas são capazes de sentir, desenvolver e articular o seu conhecimento . 



Brincando e fazendo experiências com o ar..e seu corpo.Brincando com pipa...com elementos da natureza...o vento

  A música faz parte do ser humano, somos seres musicais, portanto nossa proposta  justifica-se pela necessidade de ampliar as possibilidades do fazer musical.

Experiências com som

Nosso teatrinho dos combinados:
Como tratar as pessoas, os amigos e nosso espaço!

Conversando sobre nossos combinados! O ambiente é a gente quem faz!

A turminha adorou e fez também seu teatrinho.



A TURMA EI 30 nomeando os instrumentos musicais. De onde vem o som das músicas que a gente ouviu?




Livros musicais: a melhor hora desse reconto feito pelo DAVI da turma EI 30


Os sons que nós gostamos tanto de ouvir!
Estão por todo ambiente, na escola, na rua, na nossa casa, na creche!


E o que encanta mais que o som dos animais?Imitar é a brincadeira mais divertida.
Imitando os sons dos animais, com fantoches de meia, aproveitando para lembrar como podemos cuidar direitinho dos bichinhos??



Cuidar do ambiente não é apenas uma atitude para ensinar e sim viver maneiras de fazer do nosso ambiente um lugar gostoso de se viver, conhecendo suas possibilidades, características e peculiaridades. SÓ CUIDAMOS DAQUILO QUE APRENDEMOS A AMAR.
 E as pessoas que vivem nessa Creche, fazem desse ambiente um lugar especial para viver e conviver!
 E o lixo? Olha que gracinha!

Lanche coletivo: alimentos saudáveis que vem da nossa mãe natureza.
Cantando a cultura ambiental, vamos promovendo experiências alegres e marcantes para nossos pequenos.

Nosso sonho começa agora .

Páginas