terça-feira, 30 de julho de 2013

Produzindo cultura musical

 O educador precisa pensar em como ampliar as possibilidades de ação no campo da música na educação infantil, porque representa uma linguagem ligada à emoção de um jeito único e sabemos que o que criança vive de forma prazerosa e significativa tem grande valor para ela.




Nossa Diretora Adjunta com seu violão cantando Vinicius de Moraes, foi uma dessas vivências que deixaram  as turma encantadas e motivadas para todas as experiências vividas a partir desse momento.


Um vídeo antigo...A arca de Noé, nossa homenagem ao Grande poeta Vinícius.
A arca tem os animaizinhos que aprenderam a imitar, a fazer seus sons e muitos outros...

Através da linguagem musical, é possível sensibilizar e ensinar a criança a apreciar o belo, a reconhecer as várias possibilidades de produzir sons e torna-la curiosa para explorar o universo sonoro que a cerca. 


Brincando com a poesia e a música de Vinicius de Moraes

.....Poesia interativa feita com os alunos.





 Ao imaginar as possibilidades de representar os sons, permite-se o exercício da observação, criatividade, proporcionando um processo educativo musical que não se limita à imitação.

Trabalhamos através da linguagem musical a brincadeira com as rimas de Vinícius, desenvolvendo a percepção dos sons parecidos nas palavras.





Nossa criança  vivenciou a música em sua vida para aprender a pensar e sentir os sons, a desenvolver o sentimento e a sensibilidade musical. Além de perceberem materiais diferentes, formatos dos instrumentos.

A procura por ritmos funcionam como uma ginástica cerebral, um jeito de aprender a fazer escolhas entre várias possibilidades, a mesma forma de raciocínio lógico usado na matemática, é a procura por padrões. 


 Assim, é preciso instrumentalizá-los para melhor conhecer as possibilidades que o campo da musicalidade proporciona através de um trabalho pedagógico significativo, interessante e criativo para crianças e adultos.


A confecção de nossa bandinha também  proporcionou às crianças conhecer,selecionar, manusear, classificar diferentes texturas, cores e formatos, além é claro de desenvolver a importância do reaproveitamento de materiais, nosso projeto de Cultura ambiental sendo vivenciado pelas crianças de modo significativo e criativo.



No mundo globalizado de hoje, educadores devem estar atentos, pois a voracidade do mercado de mídia centra seu foco sobre as crianças pequenas, entendidas como consumidoras em potencial ou indutoras de consumo por parte dos adultos. 



Conforme Brito(2003,pag.35), “ o mais importante é permitir e estimular a pesquisa para produzir sons em vez de ensinar um modo único”.



Vale lembrar que ao se discutir gêneros musicais, que somente haverá qualidade no ensino e na Educação Brasileira, quando for  possível colocar abertamente as diferentes culturas que convivem em uma escola, sendo elas consideradas legítimas ou não, e compreender suas lógicas, construindo significados compartilhados, ou seja, instituindo novos processos culturais, a partir das diferenças, uma escola que seja plural, mas não excludente.

O trabalho com a canção Na loja do mestre André, desenvolvido pela turma EI 30, foi o resultado desse projeto que começou despretensiosamente e foi um lindo resultado receber o convite da TV MULTIRIO para gravar um programa sobre  NEUROCIÊNCIA  em  nossa creche.

As crianças se apresentaram com a bandinha confeccionada no projeto de Cultura ambiental e conversamos sobre os benefícios da música e como esta, ativa  diversas funções do cérebro, ao mesmo tempo, como por exemplo, quando a criança se movimenta ao som de ritmos, batendo os pés e mãos, ativando o Córtex pré-frontal, responsável pelos movimentos e o Córtex auditivo responsável pela percepção e análise dos tons,sons e padrões produzidos pela música, que serão importantes para a consciência fonética,  a Amígdala cerebral, responsável pelas reações emocionais à  música, que fazem com que essa experiência se torne significativa para as crianças.


Nossa PEI Andréia falou com propriedade sobre a importância das Orientações Curriculares para o estudo  e prática do professor.



A mãe da aluna Rafaelly da Paz participou do programa, falando sobre a importância do trabalho desenvolvido pela creche, para o desenvolvimento integral de sua filha.

É nesse espírito que estamos, em trabalhar a música, contextualizando-a no trabalho sócio-pedagógico. 

Um comentário:

  1. Nossa diretora adjunta ainda por cima é artista!!! Seu talento é inesgotável!!!
    Como é bom ver esse trabalho maravilhoso dando resultado tão lindo!!!
    Sandra Jardim

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