O educador precisa pensar em como ampliar as possibilidades de ação no campo da
música na educação infantil, porque representa uma linguagem ligada à emoção de um jeito único e sabemos que o que criança vive de forma prazerosa e significativa tem grande valor para ela.
Nossa Diretora Adjunta com seu violão cantando Vinicius de Moraes, foi uma dessas vivências que deixaram as turma encantadas e motivadas para todas as experiências vividas a partir desse momento.
Um vídeo antigo...A arca de Noé, nossa homenagem ao Grande poeta Vinícius.
A arca tem os animaizinhos que aprenderam a imitar, a fazer seus sons e muitos outros...
Através da linguagem musical, é possível sensibilizar e ensinar a criança a apreciar o belo, a reconhecer as várias possibilidades de produzir sons e torna-la curiosa para explorar o universo sonoro que a cerca.
.....Poesia interativa feita com os alunos.
Ao imaginar as
possibilidades de representar os sons, permite-se o exercício da observação,
criatividade, proporcionando um processo educativo musical que não se limita à
imitação.
Nossa criança vivenciou a música em sua vida
para aprender a pensar e sentir os sons, a desenvolver o sentimento e a
sensibilidade musical. Além de perceberem materiais diferentes, formatos dos instrumentos.
A procura por ritmos funcionam como uma ginástica cerebral, um jeito de aprender a fazer escolhas entre várias possibilidades, a mesma forma de raciocínio lógico usado na matemática, é a procura por padrões.
Assim, é preciso instrumentalizá-los para melhor conhecer as possibilidades que
o campo da musicalidade proporciona através de um trabalho pedagógico
significativo, interessante e criativo para crianças e adultos.
A confecção de nossa bandinha também proporcionou às crianças conhecer,selecionar, manusear, classificar diferentes texturas, cores e formatos, além é claro de desenvolver a importância do reaproveitamento de materiais, nosso projeto de Cultura ambiental sendo vivenciado pelas crianças de modo significativo e criativo.
No mundo globalizado de hoje, educadores devem estar atentos, pois a voracidade do mercado de mídia centra seu foco sobre as crianças pequenas, entendidas como consumidoras em potencial ou indutoras de consumo por parte dos adultos.
Conforme Brito(2003,pag.35), “ o mais
importante é permitir e estimular a pesquisa para produzir sons em vez de
ensinar um modo único”.
Vale lembrar que ao se
discutir gêneros musicais, que somente haverá qualidade no ensino e na Educação
Brasileira, quando for possível colocar
abertamente as diferentes culturas que convivem em uma escola, sendo elas
consideradas legítimas ou não, e compreender suas lógicas, construindo
significados compartilhados, ou seja, instituindo novos processos culturais, a
partir das diferenças, uma escola que seja plural, mas não excludente.
As crianças se apresentaram com a bandinha confeccionada no projeto de Cultura ambiental e conversamos sobre os benefícios da música e como esta, ativa diversas funções do cérebro, ao mesmo tempo, como por exemplo, quando a criança se movimenta ao som de ritmos, batendo os pés e mãos, ativando o Córtex pré-frontal, responsável pelos movimentos e o Córtex auditivo responsável pela percepção e análise dos tons,sons e padrões produzidos pela música, que serão importantes para a consciência fonética, a Amígdala cerebral, responsável pelas reações emocionais à música, que fazem com que essa experiência se torne significativa para as crianças.
Nossa PEI Andréia falou com propriedade sobre a importância das Orientações Curriculares para o estudo e prática do professor.
A mãe da aluna Rafaelly da Paz participou do programa, falando sobre a importância do trabalho desenvolvido pela creche, para o desenvolvimento integral de sua filha.
É nesse espírito que estamos, em
trabalhar a música, contextualizando-a no trabalho sócio-pedagógico.
Nossa diretora adjunta ainda por cima é artista!!! Seu talento é inesgotável!!!
ResponderExcluirComo é bom ver esse trabalho maravilhoso dando resultado tão lindo!!!
Sandra Jardim