sexta-feira, 29 de março de 2013

Aprendendo com o cinema

O cinema é uma arte capaz de falar de questões subjetivas, sociais, culturais e históricas com diversidade e originalidade, ele propicia a ampliação da visão de mundo por meio do conhecimento de outras culturas e olhares, contribuindo para a inserção do aluno no universo social e para que sua formação como cidadão seja completa e garantindo seu acesso à cultura e ao conhecimento.

A turma EI 20 e EI 30 produziram esse trabalho, a partir do filme visto, desenvolvendo o tema trabalhado este mês sobre identidade, os alunos conversaram sobre seus medos, características pessoais que precisam ser valorizadas e entendidas na escola. IDENTIDADE não é apenas trabalhar as características físicas.  


As crianças tiveram a oportunidade de continuar com o projeto de cinema na Creche, uma vez por semana as professoras trouxeram títulos passados no Data show, sempre desenvolvendo temas ligados à Identidade e Convivência. Aqui, eles viram a história de Tatê Calanquê de Bia Bedran, em uma brincadeira com o nome.
No filme sobre a história da Páscoa, as crianças visionaram uma narrativa sem diálogos, apresentados por crianças. A partir daí, foi desenvolvido em sala, de forma contextualizada, trabalhos sobre a importância do amor nas relações.
Ao invés de receberem os coelhinhos, eles presentearam os seus amigos de turma, dando sentido ao espírito da Páscoa.
Sementes para uma boa convivência: partilha e amor ao próximo!
O cinema interativo, que conversava com as crianças, foi um sucesso no dia da Páscoa.

A animação em vídeo a partir do livro: Menina bonita do laço de fita, proporcionou uma nova visão do objeto estático : livro, dando vida aos personagens da história.
Aplicando a Lei nº 10639, nossa Creche, preocupa-se com o acolhimento das diferenças, ressignificando-as    e afirmando a importância de trabalhar a cultura Afro-Brasileira.
É importante que haja atitudes formadoras de auto-estima, por isso na nossa Creche, as crianças encontram modelos que afirmam as memórias do nosso povo.
Vivenciando papéis, Família negra e Família Branca.

A discriminação muitas vezes acontece no espaço escolar. Esse tema foi estudado pelos educadores, para que se discutissem os anseios e dúvidas em relação a esse assunto e as formas de fazer essa inclusão rotineiramente.
A Inclusão foi tema de outros filmes como o Cabelo de Lele e as Tranças de Bintou e foi pemitido à criança negra, parda e mestiça. se ver representada como protagonista na vida.






Nas brincadeiras é importante fornecer modelos de etnias, para que todas as crianças se reconheçam.



Finalizando nosso tema Cinema, a Turma EI 30, protagonizou nossa primeiro curta.
A partir do filme RIO, visto no Projeto Cine Clube Brasil, os alunos conheceram a ideia de pertencimento de sua Cidade,passeando pelas paisagens do Rio de Janeiro, fizeram sua aventura....mais ainda está em fase de produção, afinal cinema  é coisa séria!!!



Esperem nossa Produção cinematográfica, vai ser sucesso garantido!

Um comentário:

  1. Parabéns a esta equipe maravilhosa.
    Quem beija meu filho, minha boca adoça!

    Debora Marques

    ResponderExcluir

Nosso sonho começa agora .

Páginas