domingo, 9 de dezembro de 2012

Centro de estudos x Neurociência Pedagógica


No último Centro de Estudos, tivemos o desafio de falar sobre crianças e adultos interagindo e construindo um ambiente letrado.O material enviado pela GEI apoiava-se nas lições do livro Pequeno Príncipe, sobre cativar o outro,
 Transferir conhecimento de intelecto para intelecto é a coisa mais simples do mundo, fazer esse trajeto pela via do coração é bem mais difícil, opera transformações de vida. A organização do ambiente reflete nossa concepção de educação, assim pensamos em receber nossa equipe com um café da manha com poesia pois acreditamos que é "o tempo perdido com nossas rosas, que as fizeram tão importantes.. como ja dizia a Raposa..


Sendo assim preparamos uma manhã cheia de Ritos, é preciso preparar o coração..
Uma cantinho com literatura sobre o tema...E nosso dia começou com a dramatização de um pequeno trecho do livro Pequeno Príncipe, encenado pelas Diretoras.


Na verdade, nosso objetivo foi sensibilizar os educadores para o que estava por vir: estudar e entender a importância das interações significativas na rotina, a importância da organização de espaços que favoreçam a escolha, exploração de  materiais e apropriação da cultura na EI.


Um pequeno trecho do diálogo entre a Raposa e o Pequeno Príncipe...cativar é preciso.



A serotonina é o hormônio do prazer, da felicidade e das emoções,quando este hormônio é produzido pelo cérebro, as chances das informações aprendidas transformarem-se em memórias de longa duração são muito maiores. Assim aqui, tentamos percorrer os caminhos da emoção no aprendizado de nossos pares, para que essas informações façam parte de sua memória afetiva.

Fizemos uma dinâmica onde cada educador recebeu uma poesia, falando das características marcantes de cada um e o grupo deveria dizer quem era a pessoa...foi bem divertido, muitas risadas e emoções ...


Em nosso cérebro, existe uma região chamada Hipocampo, é ele que ajuda selecionar onde aspectos importantes para fatos e eventos serão armazenados, a memorização varia de acordo com as variações do estado emocional de cada pessoa.




A memória é uma das funções mais importantes do cérebro, está ligada ao aprendizado e à capacidade de repetir acertos e evitar erros,é o registro de experiências e fatos vividos e observados, podendo ser resgatados quando preciso .Podemos entender assim, que a memória é a base da aprendizagem, ela possibilita  a habilidade de mudar nosso comportamento




Agora sim, estamos prontos para nossos estudos...



Fizemos o visionamento do material de estudo enviado pela GEI: Educação Infantil: crianças e adultos interagindo e construindo um ambiente letrado.



Estudamos ainda dois capítulos do livro: Os Fazeres na Educação Infantil"

  • O porquê da preocupação com o espaço físico
  • Por que as crianças gostam de áreas fechadas.




O grupo foi convidado a recriar em um cartaz coletivo sobre como seria a rotina e espaço ideal para os alunos de nossa Creche,como Professora Articuladora posso afirmar que  o trabalho diário desenvolvido,  reflete exatamente o que aprendemos aqui, mais uma certeza de que a educação afetiva é a melhor maneira de ensinar.


Bibliografia; Neurociência e Educação -Editora Walk -Marta Pires Relva
Os Fazeres na Educação Infantil- Editora Cortez- Organizadores : Maria Clotilde Rosseti-Ferreira; Ana Maria Melo;Telma Vitória;Adriano Gosuen; Ana Cecília Chaguri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nosso sonho começa agora .

Páginas