sábado, 8 de junho de 2013

A arte na FÉ


"PROJETO PEDAGÓGICO ANUAL : A CRIANÇA E A CULTURA"
Acompanhando a história das civilizações observamos o desejo do homem de se comunicar por imagens. O prazer estético, ou seja, a capacidade do homem em sentir prazer com o belo é uma busca incessante. Na concretização do desejo de experienciar esteticamente o mundo, descobrimos as múltiplas maneiras de sua realização nas diferentes formas de linguagens e percepções. O universo das artes visuais é um campo particular de conhecimento e o processo de fazer ou apreciar o produto artístico propicia uma experiência subjetiva de conhecimento de mundo, uma vez que “nas marcas do visível, é possível ver os efeitos das opções culturais” (Meira, 1999, p.130).

 Nosso subprojeto do mês de Maio, teve como objetivo proporcionar às crianças experiências visuais significativas, desenvolvendo o currículo de uma forma estimulante, criativa , a partir de vivências centradas no aluno.

Aqui, trabalhando alimentos que fazem parte de sua alimentação, a partir da Obra do Artista Romero Brito com a turma EI 40.



As experiências com pintura livre mostraram os interesses dos alunos que escolheram o que pintar: o letramento aparece espontâneamente em suas produções.Turma EI 20




Esse trabalho também favorece perceber que através das produções artísticas podemos  nos aproximar da realidade, a partir de outro ponto de vista, que se organiza não conforme a lógica objetiva, mas está intimamente relacionado aos domínios do imaginário, elas nos sensibilizam prioritariamente pelo sentido da VISÃO e aquele que cria procura materializar suas ideias e sentimentos numa forma apreensível visualmente.


Através da combinação dos diferentes elementos constitutivos da linguagem visual: LINHAS, FORMAS,CORES,TEXTURAS,MOVIMENTO etc... encontramos uma maneira de nos comunicar e revelar nosso MODO PARTICULAR de significar o mundo.


Partir das experiências mais particulares com a produção artística e cultural do meio sócio-cultural no qual os alunos estão inseridos, pode ampliar o conhecimento e interação com as manifestações produzidas em diferentes contextos e épocas, tendo como objetivo principal desenvolver a percepção visual do mundo e da obra de arte, ampliando seu repertório visual, gráfico, contribuindo para a construção de um olhar crítico no exercício de sua cidadania.






O quadro de Di Cavalcanti As Marias Brasileiras foi o estímulo para falarmos das famílias de cada um, das mamães que trabalham enquanto eles ficam na Creche, esse contato com as obras de artes favorece a leitura de mundo, do mundo de cada um.



Desenvolvendo o tema Família, Moradia e as relações 
que vivem em casa, sob o olhar das Obras de artes, ampliou as redes de significados e possibilitou às crianças conhecerem outros olhares


Quadro Favela de CÂNDIDO PORTINARI TURMA EI 30 e a Releitura da Obra de Romero Brito, foi retratada tendo como foco os tipos de moradia dos nossos alunos.




   Letramento e criatividade a partir da realidade dos alunos Turma EI 20
Os fantoches da Família saíram da caixa mágica e o livro do Arthur mostrando as cores do seu mundo, entendendo a etnia e cores Turma EI 40
A aquarela do pintor, nomeando as cores.



Fazendo arte com a matemática Turma EI 40 
Formas geométricas na  vida. TURMA EI 30



Cada casa tem seu dono e diferentes texturas.
As cores da aquarela vieram direto do livroLegendas e partes da casaRegistro da música A casa de Vinicuis de Moraes

A casa  Engraçada era assim:

Nossa casa no muralCasinha de pano e quem mora nela?

Lendo as Obras de arte


Conhecendo a obra de Di Cavalcanti, pintor que  retratou lindamente a vida e cotidiano Carioca.



Retratando a Mulher Brasileira. Na releitura da Turma EI 40 trabalhamos as relações familiares sob a ótica desse grande Pintor...falando de casa, a brincadeira é coisa certa, brincamos de cabaninha...



A turma EI 20 conheceu a obra de Tarsila do Amaral e a PEI propôs a releitura da Obra O pescador, as crianças puderam vivenciar as  relações da FAMÍLIA e o trabalho


Na leitura que fizeram da pintura O Abaporu,a Turma EI 20 disse que " Ele " era o filho cansado e que morava numa casa diferente.



O corpo na arte do Pintor Brasileiro Juarez Machado na turma EI 40


 Nossa releitura  fazendo Arte com o corpo..quantas possibilidades a arte nos oferece.

A grande artista que inspira a todos, sem dúvida, é a Mãe Natureza 

 Os Agentes Auxiliares proporcionaram aos alunos  da Turma EI 40 uma experiência tridimensional da arte, o universo em toda a sua grandeza: Nosso corpo, nossa casa,nossa família estão inseridos nessa casa Maior!!!
,




Esse projeto foi resultado de muito estudo e pesquisa. PARABÉNS a toda Equipe pelo empenho, compromisso e dedicação para oferecer uma educação de qualidade, com estímulos, criatividade e prazer !






Um comentário:

  1. Estou extasiada com a beleza das fotos!!!
    Pude perceber o trabalho de pesquisa,o compromisso dos profissionais, o envolvimento e alegria das crianças.O resultado ficou sensacional!!! Todas as fotos merecem um poster!!!
    A PA Priscila dá um verdadeiro show de compromisso e competência!
    Parabéns! Parabéns! Parabéns!

    ResponderExcluir

Nosso sonho começa agora .

Páginas