sábado, 5 de abril de 2014

DIA DO BRINCAR de mãos dadas com as famílias


DIA DO BRINCAR 

Evento pensado pela Gerência de Educação Infantil/ SME, que acontece todo final de mês em todas as Creches e EDIs, a fim de fortalecer a participação das famílias no universo lúdico de seus filhos e dar visibilidade às práticas pedagógicas desenvolvidas pelas Unidades Escolares da Prefeitura do RJ.Momento único para as nossas crianças.


BRINCAR É COISA SÉRIA!

A Turma EI 41 fez a brincadeira da dança das cadeiras, a interação aqui entre crianças, educadores e os pais, foram essenciais para dar mais riqueza e complexidade ao brincar.
As brincadeiras com música, desenvolvem a percepção auditiva, e aqui estavam todos concentrados e atentos....ninguém queria perder a vez de sentar! O repertório de brincadeiras musicais, trouxe muitas memórias afetivas para os responsáveis, além de estreitar os vínculos e aproximação física, essa brincadeira já fez parte da vida de todo mundo, é a cultura do brincar que vai passando de pai para filho.


 A Turma EI 31 brincou de bolinha de sabão, uma brincadeira que todo mundo gosta, e os pais ?voltaram à infância.
A expectativa é uma forma de prender a atenção dos pequenos, os pais envolvem as crianças com seu olhar e gestos, fazendo da brincadeira uma forma gostosa de aproximação com seu universo lúdico.


A Turma EI 21 fez brincadeiras com bola e músicas. Esse objeto tão antigo e cheio de magia para as crianças e pais, oferece oportunidades para manipulação e desenvolvimento de muitas habilidades, mas nesse dia, foi especialmente importante para compreensão de regras sociais com os colegas, e os responsáveis

E que graça foi perceber, como essa turma já compreende as regras da brincadeira, aceitando que quem deixava a bola cair no chão, ficava de fora da brincadeira e torciam para os que iam ficando para o final. Demos muitas risadas!

A Turma  EI 11 escolheu o futebol e o boliche, a interação com os objetos em espaços amplos, amplia as possibilidades das brincadeiras.

A criança como protagonista: a turminha ia dizendo com os pais deviam jogar, de quem era a próxima vez a jogar, quantos pinos caíram e quem ganhou, essa interação possibilita a noção de sequencia e regras coletivas.




Escutar as famílias sobre as preferências das crianças e incluí-las nessas brincadeiras,é  criar pontes para a construção de um currículo que amplie a responsabilidade da participação dos pais, na vida escolar da criança.


A qualidade da Educação Infantil depende muito da integração entre a escola, família e comunidade. Acreditamos que a brincadeira é uma importante forma de aproximar e integrar criança e família.
Assim seguimos, a cada mês, com um novo encontro e novas forma de brincar para enriquecer as experiências de nossos pequenos.
Que bom que você veio!!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nosso sonho começa agora .

Páginas