segunda-feira, 28 de maio de 2012

Projeto de leitura Letrando a Fé


Nosso projeto de leitura foi inaugurado em uma ocasião bem especial: A comemoração do dia das Mães! Neste dia, além das homenagens realizamos um chá literário e uma apetitosa roda de leitura realizada pela PEI Renata com a leitura do livro: "Se as coisas fossem mães". 
Este projeto assume o desafio de proporcionar experiências compartilhadas de leitura entre os alunos, os profissionais da Instituição e a comunidade, buscamos o despertar do prazer e do interesse pela leitura entre a família e a creche.









O projeto começa a apresentar alguns desdobramentos. Nessa etapa, o aluno levará o livro para a leitura com a família e junto haverá um espaço para registro da experiência que acontecerá quinzenalmente.


Depois de algumas semanas onde dois títulos de livros começaram a rodar nas turmas EI-30 e turma EI-40, começamos a receber o feedback das famílias... Estamos muito felizes com os resultados...


"Ele estava demonstrando o seu amor para o seu pai que é maior que tudo. Meu filho só acha que ele foi embora." - Registro de uma mãe da turma EI- 30 na primeira semana.



"Eu achei a iniciativa da escola muito boa, pois é um momento muito especial entre pais, filhos e irmãos. Eu contei a historinha para ele e o irmão depois. Cada um contou do seu jeito, do jeito que ele entendeu e foi maravilhoso, pois fiquei impressionada como ele contou até melhor que eu. Ele gravou e contou do jeito dele." -
segunda semana da ciranda de livro, mais um relato de mãe da turma EI-30.


"Dependendo da cor do amor, ele será sempre um amor, sem cor, sem raça, sem preconceitos. E a iniciativa da creche é muito importante!"
relato número 3 da turma EI-30



"A cor do amor são todas as cores. Eu adorei. Contei a história conforme eu ia passando as páginas, ele mostrava as figuras com um lindo sorriso, falava dos desenhos e das cores. É um trabalho maravilhoso da creche. Obrigado!! Caio pediu para eu desenhar um ônibus."
Relato de mais um responsável da turma EI-30.



"Adorei o livro. A Gabriella não queria entregar. Passou o final de semana inteiro olhando o livro. Achei legal porque ela começou desde pequena a gostar de livros. ela ficou perguntando -o que é isso, mamãe? - A barriga do gato é peluda? - Até a irmã dela gostou. Participou e pediu para eu comprar um para elas. Adorei o projeto da creche das crianças. Trazer um livro para casa toda semana. Sem falar nas bolsas...que chique, né?! Continuem assim. Um abraço e um beijo."
Relato de responsável da turma EI-40



"Esse momento foi maravilhoso. A Raphaelly quis ler várias vezes, dormiu até com o livrinho embaixo do travesseiro. Ela adorou e eu também. Adorei essa ideia de trazer o livro para casa, só assim quem não pode comprar um livrinho de história, terá a oportunidade de ler e ficar nem que seja por um instante juntinho com seu filho lendo e aprendendo juntos e isso é muito importante. Até meus filhos grandes quiseram ler também!! Mil beijos."
Segundo relato da turma EI-40
 Nosso projeto conta com a participação dos responsáveis que comparecem à creche para participar da roda de leitura.

 A mãe do Davi, turma EI 40


 A interação do livro com o que foi trabalhado em sala de aula.
 Eles adoram participar!Esse livro é levado para casa por todos os alunos, em um sistema de rodízio.Todos já conhecem a história.


Um comentário:

  1. Letrar é abrir as possibilidades para que o conhecimento aconteça efetivamente, é dar significado ao que é aprendido através de estímulos e desejos.Mais que feliz, fico emocionada ao ver as nossas crianças se descobrindo, se encantando através da leitura, aprendendo e se desenvolvendo. Parabéns a toda equipe da Creche Municipal Morro da Fé! Maria Amélia - Diretora Adjunta.

    ResponderExcluir

Nosso sonho começa agora .

Páginas